O Papilomavírus humano conhecido como HPV é um vírus que infecta a pele e mucosas - genital, oral ou anal - de homens e mulheres e sua transmissão é predominantemente por via sexual.
As verrugas provocadas pelo vírus são chamadas condilomas, mas elas podem ser somente lesões microscópicas, diagnosticadas por exames como a colposcopia e exame de DNA do vírus.
Homens e mulheres portadores de verrugas ou lesões microscópicas podem disseminar o vírus. Por isso é tão importante a sua detecção! O exame de Papanicolau é um exame básico de rotina e umas das principais ferramentas para rastrear a presença do vírus! Não deixe de atualizar o seu!
   O HPV tem um potencial muito grande de contágio e está relacionado ao desenvolvimento do câncer de colo de útero, de pênis, oral ou anal. Mas não criemos pânico !! A maioria dos pacientes vai ter uma infecção transitória! Estima-se que 20-30% dos contaminados vão ter uma evolução para um quadro mais grave.
   Como podemos nos prevenir ? Existe na rede pública e privada a Vacina Quadrivalente para o Papilomavírus! Na rede pública está disponível para meninas de 9 a 14 anos  e meninos de 11 a 14 anos. Na rede particular o recomendado é realizar até os 26 anos!
     A vacina trará uma maior e melhor resposta imunológica diante da infecção pelo vírus. Portanto ela é adequada também para quem iniciou a vida sexual ou até mesmo para as pessoas que já tiveram infecção pelo HPV. E não se esqueça! O uso de camisinha masculina ou feminina é a principal medida de prevenção conta a infecção pelo HPV e outras doenças sexualmente trasmissíveis!!